close

Vantagens de se aprender mixagem através de um curso de DJ

Por Jota Henriques.

A música eletrônica está novamente chamando a atenção do mundo. Não importa a idade, gosto musical ou experiência, ser DJ é o desejo que move o interesse, os ouvidos e a cabeça das mentes pensantes e dançantes do século XXI.

Chegou então o momento em que você já não consegue mais segurar aquela vontade de aprender como manusear os equipamentos e sentir na pele, toda a emoção de comandar multidões e viver do sonho artístico de conhecer o mundo através da sua música.

Apaixonar-se pela música é somente uma parte do que você precisa para se tornar um DJ bem sucedido. Determinação, perseverança, bastante treino e uma vontade ímpar de alcançar seus objetivos, são fatores chave para o sucesso. E os cursos de discotecagem são o primeiro passo para você ingressar de maneira correta no mercado da música eletrônica.

Como todo grande planejamento, discotecar envolve diversas etapas: conhecer os estilos musicais, dominar a aparelhagem e as técnicas de mixagem, preparar o repertório e estar sempre antenado a todas as novidades do mercado, são somente alguns dos itens que você precisará para chegar lá.

A seguir listamos alguns dos principais benefícios que você terá estudando em uma escola de DJs:

Aulas com mentores profissionais

Ter a chance de conversar e receber orientações cara a cara com um DJ profissional é uma excelente razão para se inscrever em um curso para DJs. Obter conselhos e dicas práticas daqueles que já vivenciaram diversas pistas e situações, irá lhe trazer informações grandiosas e facilitar etapas do aprendizado.

Manuseio de equipamentos

Aprender a usar corretamente e aproveitar todos os recursos dos equipamentos será uma das coisas mais importantes que você aprenderá em um curso para DJs. Se você já usa um software no computador que simule uma aparelhagem, você irá aperfeiçoar a técnica. Se nunca viu nada além do seu laptop ou nunca teve nenhum contato prévio com o universo do DJ, é a chance de aprender do zero e corretamente como operar todas as ferramentas para discotecar, seja mixando no vinil, CD ou controladora.

Aprimorar o seu desempenho

Alguns DJs decidem inscrever-se em um curso com a finalidade de aprimorar suas técnicas e habilidades. O professor/mentor terá a capacidade de identificar seus pontos fortes e fracos, e ensiná-lo a melhorar suas mixagens, valendo-se de efeitos, loops e técnicas exclusivas para você se destacar e ser um profissional completo.

Teoria e estrutura de gêneros musicais

A escola de DJs irá lhe fornecer uma estrutura de aprendizado focada exclusivamente na música eletrônica, utilizando-se de músicas atuais ou da vivência do aluno para melhor aproveitamento das aulas. Há uma grande quantidade de gêneros e artistas na música eletrônica atual e compreender suas diferenças irá lhe permitir identificar melhor seu estilo favorito, catalogar suas músicas e preparar melhor seus sets.

Networking e Marketing pessoal

Além da música e habilidades técnicas, uma das ferramentas mais importantes na vida do DJ é o networking, ao estabelecer novas e produtivas conexões que possam dar suporte imediato ou futuro à carreira e ao aprendizado. Matricular-se em uma escola de DJs permitirá que você conheça artistas em diversos estágios da carreira. Na mesma classe você pode fazer amizade com aquele futuro TOP 1 da House Mag, ou quem sabe, com seu ídolo que está ali para compartilhar alguma experiência ou até mesmo, para aprimorar alguma habilidade. Novos DJs sempre têm a dificuldade de se conectar com outros profissionais ou se iniciar no mercado, mas frequentando uma escola você terá a chance de romper essas barreiras e consolidar contatos valiosos para sua carreira. Conheça os cursos de DJ da DJ PRO.