close

5 lições que todo DJ deve saber para alcançar o sucesso

Há coisas que só se aprende no exercício da profissão. No caso do DJ, um deslize ou desatenção pode comprometer a noite de centenas de pessoas que saíram de casa pra dançar e se divertir. Cabe ao DJ certificar-se de que tudo vai correr bem e que elas terão o que vieram procurar – Música!

Mas, mais do que seu conhecimento, sua atitude pode fazer toda diferença. Todos os seus passos estarão associados à sua imagem como DJ e cabe somente à você cultivá-la. Ganhar o respeito do público e dos outros DJs pode ir muito além das mixagens.

 1 – Cuide da sua reputação

5 lições que todo DJ deve saber - Reputação

Sua primeira lição, é sobre sua reputação. A imagem que seu nome e presença carregam tem muito mais peso do que geralmente se imagina. E você deve estar atento a isso, principalmente ao lidar com proprietários de clubes, promotores de eventos e bookers.

Então, como um DJ iniciante pode criar uma boa reputação?

Nas mídias sociais, construa a imagem que você quer passar, mostre que você sabe o que faz e onde quer chegar. Divulgue seu trabalho e interaja com outros profissionais do meio através delas. Mas, lembre-se: a sua reputação poderá partir principalmente destas pessoas, então não seja chato!

Não perca a chance de mandar um som em eventos entre amigos. Ofereça dar conta do som, leve seus equipamentos, treine e se divirta. As primeiras pessoas a te recomendarem para um evento podem estar, justamente, em um churrasco ou em um fim de semana fora da cidade.

2 – Aceite abrir pistas

5 lições que todo DJ deve saber - Abrir pistas

Uma das primeiras lições que você deve considerar se ainda está na fase de “tentar conseguir gigs”, é que você nunca deve dizer não à chance de abrir uma pista.

É claro que, provavelmente, não vale o custo dos seus novos equipamentos, mas todos nós temos que começar de algum lugar. Além disso, fazer o warm-up lhe dará a chance de experimentar tracks que poderiam não dar certo em outros momentos da festa.

É preciso consciência e paciência para fazê-lo. O DJ que abre uma festa, define o humor do local, e isso é muito importante! Um DJ é alguém que entretém, educa e cria ambientes sonoros.

Oportunidades podem vir de pequenas apresentações, mas participar de aberturas de pistas também pode lhe dar a chance de observar e aprender uma das mais valiosas lições como DJ: ler as reações do público.

Mesmo sabendo que naquele momento, entre as poucas pessoas presentes, estarão os produtores do evento e outras pessoas do meio para os quais você poderia mostrar o seu potencial, você deve ser responsável e não achar que pode gastar todas as suas melhores fichas. Pois você poderia facilmente estar sendo inadequado, demostrando não ter feeling para lidar com os momentos da pista. Conheça o seu papel, cumpra-o, e você será convidado novamente.

3 – Saiba quem toca antes e depois de você

5 lições que todo DJ deve saber - Saiba quem toca

Como regra antes de qualquer apresentação, você deve descobrir quem toca antes e depois de você. Além disso, sempre estar presente pelo menos uma hora antes do início de seu set. Fazê-lo não só permite que você sinta a vibração da pista, mas lhe dá uma oportunidade de se certificar de que você não irá repetir todas as músicas do DJ anterior.

Uma vez que você tem ideia do que o DJ está tocando antes de você, escolha uma track de transição e trate-a como um grande ponto de partida. Novamente, sabendo o que o DJ anterior fez em toda a sua apresentação e principalmente, na última parte dela, você pode escolher algo que será fácil de fluir. Sua missão é manter a energia da pista, portanto, essa abordagem também deve ser adotada ao fim de sua apresentação. Se a chave para ser um bom DJ é saber como estimular a energia da noite, eu garanto que você receberá mais elogios se conseguir fazer as transições adequadas.

Um erro que pode acontecer, é você mudar o tom na sua última música, acreditando estar fechando com chave de ouro, mas deixando quebrar todo o fluxo construído até ali, como se para impressionar o próximo DJ. Isso não é legal. Se você realmente quer impressionar o próximo DJ e o público, toque apropriadamente, certificando-se de deixá-los confortáveis e fluindo pela transição. Desta forma, se você tem aquela track especial, considera-a como a sua penúltima.

Ah, se você toca em um evento onde há um grande headliner sendo esperado, nunca toque uma música conhecidamente dele. Sei que isso parece senso comum, mas você ficaria surpreso com quantas vezes vemos isso acontecer.

4 – Seja respeitoso com o espaço de trabalho

5 lições que todo DJ deve saber - Seja respeitoso

A maioria dos estandes são pequenos, por isso considere o espaço que o próximo DJ irá usar para se preparar. Perto do fim de sua apresentação, você pode começar a retirar suas coisas, deixando somente o que você precisa para seu conjunto de transição.

Acidentes DEVEM ser evitados. O terror dos decks são os copos de bebida. O ideal é que nunca hajam copos próximos ao esquipamentos. Somente os coloque ou os permita no mesmo nível dos equipamentos caso possam estar a uma distância de no mínimo o dobro da dimensão dos equipamentos dispostos.

Se você não está sozinho no estande, evite colocar seu copo sobre a mesa, pois é provável que estas pessoas irão fazer o mesmo. Portanto, mantenha-o onde as outras pessoas também devem fazê-lo.

5 – Esteja preparado

Prepare-se imediatamente e certifique-se que tudo está funcionando sem problemas antes de tomar uma bebida. Se você tem um cachê a receber, descubra quem o irá pagar e quando isso irá acontecer. Você pode ser o feliz DJ que recebe ao chegar no local, ou você pode ter que esperar até 4 horas depois de já ter se apresentado. Saiba isso com antecedência. Vá ao banheiro antes de começar. Certifique-se antes de abrir o som, que você sabe tudo o que está ligado e desligado (sempre observe os faders e botões que estejam completamente virados). Reduza o channel fader (volume de canal) para garantir uma entrada suave e sem sustos e volte ao nível anterior com cuidado.

Se o DJ seguinte estiver lá, trabalhe com ele, adiantem como as transições devem acontecer (musical e tecnicamente). Tenha música extra para tocar caso um DJ se atrase. Esteja consciente do seu lugar e função no movimento da noite e conheça o seu papel, seja para ambientação, para aquecer o público, ou para criar um contexto para outros artistas que se apresentarão mais tarde.

Existem muitas lições que todos nós aprenderemos em algum momento de nossas carreiras. Estar preparado pode tornar sua vida (e carreira) muito menos estressante e garantir, ou não, seu sucesso. A DJ PRO é uma escola de DJs que irá prepará-lo para todas as situações que você poderá enfrentar em sua carreira. Confira nossos cursos!

Refine sua busca dicas para djs