close

Três oportunidades para você seguir o sonho de ser DJ – Parte 3

Por Jota Henriques

Nas postagens anteriores conhecemos um pouco mais sobre duas categorias de DJs que vêm conquistando cada vez mais espaço e fazendo muito sucesso no mercado: DJ Residente e DJ Produtor. Na terceira e última parte da série de posts que abordam três das principais oportunidades de carreira no mundo dos DJs, conheceremos uma respeitável classe de profissionais da discotecagem, que esbanjam técnica e precisão no que fazem.

DJ Performático

Tratamos aqui de uma classe de DJs extremamente dedicados que construíram suas carreiras e reputações através da proeza na técnica e arte na discotecagem. Aqui encontra-se a turma do “turntablism” onde grandes nomes como Q-Bert, Z-Trip, Jazzy Jeff, Jeff Mills e Carl Cox criaram legiões de fãs baseados em notáveis habilidades de discotecagem.

Ferramentas e habilidades do DJ Performático

Ter em mãos os melhores equipamentos e atualizá-los regularmente é pré-requisito aqui. Um par de Technics MK 2 e mixers dedicados à atividade de sampling, scratch e outros itens exclusivos da modalidade, são essenciais para aprimorar a técnica. Esse tipo de apresentação envolve artisticamente demonstrar suas habilidades para uma audiência que irá mais assistir do que dançar, portanto ter um espelho para se ver em ação, uma câmera e um tripé para gravar e monitorar o extenso calendário de seus treinamentos pode ajudar bastante a desenvolver as habilidades.

Rotina diária do DJ Performático

Uma prática regular e repetitiva para desenvolver as habilidades e técnicas fará parte do seu cotidiano. Somente horas atrás dos equipamentos lhe trará a confiança necessária para executar com maestria e torna-se o melhor em alguma parte do seu ofício. Trabalhar com outros DJs para desafiar a própria técnica coletando novas referências, bem como desafiar o conhecimento através de outros instrumentos pode lhe trazer excelentes resultados. Muitos DJs bem sucedidos desenvolvem outras habilidades musicais que fundamentam e aprimoram seu trabalho e ouvido utilizando coisas “fora da caixa” que funcionam no que fazem. Em um mundo moderno onde todos inovam e criam variações é importante também pensar globalizado em termos musicais. A grande sacada aqui é afiar sempre as habilidades e ter muita disciplina com as metas de carreira.

Oportunidades de carreira

As apresentações desse tipo de artista são emocionalmente ligados à arte da discotecagem e a exibição máxima das técnicas adquiridas. Uma das formas mais tradicionais de conquistar grandes méritos é participar de concursos como o Red Bull 3style e DMC. A maioria dos DJs dessa modalidade dedica-se em administrar sua carreira ensinando e perpetuando a arte da discotecagem através de cursos especializados em desenvolver novos talentos.

São várias as formas de se aproveitar sua carreira de DJ. A DJ PRO é uma escola de DJs que irá prepará-lo para todas as situações que você poderá enfrentar em sua carreira. Confira nossos cursos!